quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Garoto de Programa - Aprendendo a Programar



Muita gente não sabe programar e muito menos tenta aprender, pois programação é considerado algo muito complicado, mas se você for reparar aprender alguma linguagem de programação pode facilitar e muito a sua vida, principalmente se você costuma fazer diversas tarefas no computador. Pensando nesse ponto de vista ser um “garoto(a) de programa” pode não ser tão ruim assim.

Pode até ser que se você for trabalhar em um laboratório grande você acabe tendo realmente que trabalhar com extensas linhas de comando, mas como qualquer coisa, linguagem de programação também tem o seu “lado caseiro”, isso significa que não é porque você não é um programador que você não possa programar afinal o seu pai nunca foi eletricista, mas mesmo assim ele arriscava arrumar vários eletrodomésticos, não é mesmo?

(Caso seu pai seja um eletricista... Bom, deu para entender o intuito cômico, eu acho...)



Se você está considerando aprender alguma linguagem de programação, mas não tem muitas noções de informática deve estar se perguntando por onde começar. Na minha opinião existem alguns requisitos que podem ajudar “um muito” a você aprender linguagem de programação, elas são:


1 – Aprender inglês: Nem que seja em nível básico, mas você precisa ter uma noção das palavras em inglês, isso porque as linguagens de programação em sua grande maioria estão em inglês. Aproveitando a deixa, caso você não tenha nenhuma noção de inglês e não tenha dinheiro ou tempo para um curso eu recomendo você a jogar jogos online em servidores americanos, ou freqüentar bate-papos com pessoas americanas, isso tudo vai te ajudar muito e acredite saber inglês mesmo em nível básico abre diversas portas, uma delas é a do ENEM.

(Depois do texto eu vou deixar os links para alguns jogos que eu joguei quando estava iniciando meus estudos de inglês)



2 – Lógica: Lógica é uma matéria do curso de programação que muita gente quando vai aprender a programar sozinho acaba pulando, algo que eu não recomendo, uma vez que quando você estuda lógica há um tempo você consegue visualizar melhor o seu projeto e as etapas que ele vai seguir para te entregar os resultados. Dentre as técnicas de lógica a que eu achei mais simples para mim é a de desenvolver um fluxograma, no inicio pode parecer um pouco complicado, mas depois que você pega o jeito é uma maneira bem simples de visualizar as linhas de comando, só que sem os comandos.



 3 – Fóruns: O terceiro e ultimo requisito pode parecer bobo, mas é de fundamental importância. Você está aprendendo sozinho, não vai ter professor para tirar duvidas e mais cedo ou mais tarde o Google não vai conseguir saciar alguma duvida, quando essa hora chegar vai ser de grande ajuda se você fizer parte de algum fórum voltado para tecnologia, existem diversos fóruns desse tipo e geralmente os usuários são muito prestativos para esclarecer duvidas de novatos.



Agora se você acha que já está pronto para programar, então está na hora de montar o seu ambiente de desenvolvimento. O ambiente de desenvolvimento nada mais é do que o conjunto de ferramentas de software que você irá utilizar durante o processo de programação e manutenção do seu programa, sendo que geralmente cada linguagem utiliza de um ambiente de desenvolvimento distinto.


A linguagem de programação que eu considero mais simples para iniciantes é o VB.NET, isso porque é uma linguagem de programação voltada para o ambiente gráfico, então fica muito mais simples visualizar o andamento do seu processo em tempo real, diferente do que acontece em linguagens como C, por exemplo, onde o seu programa será executado pelo prompt de comando. Além disso, os códigos do VB são bastante simples o que pode ajudar você a compreender melhor como é programar. A plataforma .NET da Microsoft é paga, porém existe uma versão gratuita (Express) que atende as necessidades de um programador iniciante. 



Outra linguagem ótima para iniciante é a linguagem C que apesar de não ter essa facilidade com ambiente gráfico ela também é um ótimo portão de entrada para o mundo da programação, uma vez que várias linguagens são derivadas do C, o que vai fazer você ter uma familiaridade maior quando decidir aprender uma linguagem nova, e como o VB os comandos da linguagem C são bastante simples.  

O Microsoft Visual Studio Express pode ser usado como ambiente de desenvolvimento tanto para VB.NET, quanto para C, C++ e outras linguagens! Você pode fazer o download clicando aqui.

Alguns dos jogos que eu usei para melhorar o meu inglês:

Quase todos os jogos tem um servidor americano, então sempre que forem jogar alguma coisa procurem aproveitar a chance para melhorar o inglês de vocês.