quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O gênero SteamPunk



SteamPunk é um subgênero literário derivado do cyberpunk, ambos fazem parte de contos da ficção científica. A grande característica dos universos steampunk é a tecnologia a vapor como o pano de fundo da história, isso fica claro no nome “steam” que remete a vapor em inglês. 

O gênero ganhou destaque no final dos anos 80 e 90, com contos e romances, essas histórias muitas vezes se passam no passado ou então em uma realidade paralela, onde o destaque fica nas roupas muitas vezes características da época vitoriana, mescladas com bugigangas tais como monóculos, armas características, máscaras entre outras coisas que não costumamos ver todos os dias, além é claro da tecnologia fantástica e repleta de engrenagens. 

O gênero steampunk tem suas grandes obras na literatura, mas se fez bastante presente no mundo dos jogos eletrônicos, inspirando cenários e histórias fantásticas. Entre esses games podemos citar BioShock Infinite e Dishonored. Outra obra inspirada no gênero foi o game “Alice: Madness Returns”, uma releitura do clássico conto Alice no país das maravilhas e sequência do jogo American McGees’s Alice, onde o universo é muito mais sombrio do que nós estamos acostumados, carregados de temas polêmicos que vão desde suicídio e homicídio até abuso sexual. O game apesar de ter uma história interessante e uma ambientação fantástica peca na jogabilidade que por vezes se torna repetitiva, mesmo assim é uma obra extraordinária que eu recomendo para qualquer pessoa, mesmo que não seja um grande fã de vídeo games, é o tipo de titulo que vale a pena pela história. 

Apesar de ter suas grandes obras na arte o gênero tem seus representantes no mundo real, infelizmente não estou me referindo a uma cidade, nem a tecnologia, mas sim a determinados grupos de fãs do estilo que organizam reuniões onde se vestem a caráter e agem como se estivessem nesses universos. Algo que para os Otakus não é algo muito incomum, já que para pessoas desse grupo fazer cosplay não é nenhuma novidade.