sábado, 13 de fevereiro de 2016

Tutorial Photoshop Remover Fundo de Imagem



Nosso último post relacionado a Photoshop foi bastante simples, tudo o que fizemos foi pintar quase todo olho de negro para passar a impressão de possessão demoníaca, esse post é tecnicamente tão simples quanto, porém é bem mais trabalhoso e você vai precisar de mais habilidade com o mouse, mas não é nada de outro mundo.


Vou mostrar como apagar o fundo de uma imagem usando o Photoshop CS6, provavelmente esse tutorial vale para outras versões, sendo que irá mudar poucas coisas.


Na nossa primeira imagem temos um fundo de uma única cor, o que facilita bastante para nós, sendo que basta selecionar a ferramenta "Magic Eraser Tool", como mostra a imagem abaixo.

A nossa segunda imagem tem em seu fundo diversos elementos que não podem ser eliminados automaticamente como os da primeira imagem, por isso será necessário primeiramente colorir o fundo, para uma outra cor de preferência alguma que não esteja presente na imagem.
Como podem ver nas imagens ao lado eu deletei completamente o fundo da imagem com a ferramenta "Brush Tool", normalmente, a dificuldade maior fica por conta da precisão nos detalhes principalmente entre os fios de cabelo.
Porém durante a criação desse tutorial eu tive um problema que é bastante chato de ser corrigido, como podem ver eu escolhi cobrir o fundo da imagem com a cor preta, o problema ficou por conta dos detalhes escuros na imagem que se misturaram com o fundo e não foi possível fazer o uso da ferramenta "Magic Eraser Tool". Por isso foi necessário que eu refizesse todo o contorno novamente, mas dessa vez em um vermelho vivo, as cores não se misturaram e eu pude remover o fundo da imagem normalmente. 

Um dos motivos para eu simplesmente não usar a ferramenta "Eraser Tool" é que ela deixa o contorno quadrado, como se eu tivesse recortado a imagem usando o paint, não fica nada natural e fica claro que a imagem foi editada, além de ser impossível fazer o uso dessa ferramenta em imagens mais complexas como a de uma pessoa, por exemplo. 
Lembrem-se de sempre salvar a imagem em .PNG, nesse formato a transparência será mantida, caso você salve em .JPG por exemplo o fundo tomará a cor padrão, geralmente branco ou preto, variando com o programa que você usar.

Abaixo eu gravei um vídeo para ajudar os leitores do blog a visualizar melhor como fazer esse trabalho, que aliás é a base para muitas outras tarefas no Photoshop.