quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Café com Preguiça Reporter: O Reino Virtual



A internet surgiu por volta dos anos 70, mas o reino virtual apenas começou a se desenvolver de forma complexa há pouco mais de vinte anos atrás, e começou a ser habitado massivamente nesse mesmo período evolutivo. O Café com Preguiça Repórter de hoje vai investigar a escala evolutiva do reino virtual, onde surgiu? Como vivem seus habitantes? Do que se alimentam? Essas e outras respostas você encontra aqui.


Dentro dos reinos da internet existem diversos tipos de seres, alguns deles, vieram de eras distantes, de quando o reino ainda era formado por poucos pixels, nessa época letras e números ainda se misturavam durante os diálogos, alguns especialistas afirmam que isso era um efeito causado pelos seres vivos primitivos estarem diretamente ligados aos números binários e, portanto, acabavam completando as palavras com algarismos mais familiares para eles.

O primeiro vale a ser explorado pelos viajantes da internet, que era perpetuado por bestas, trolls, e amebas, era o inicio do reino gráfico, e tinha como proposta interligar criaturas de todas as partes do mundo para viverem tudo o que sempre sonharam. O reino de Tibia surgiu no horizonte há quase vinte anos e apesar de devastados por terras superiores e pela evolução de seus próprios habitantes, que por sua vez, acabaram renegando suas origens, continua acessível para alguns exploradores que queiram checar como era a vida nos tempos primitivos. 


O segundo vale a ser explorado estava diretamente ligado ao fim do primeiro, não é a toa que esse vale tem o nome de Ragnarok, junto dele veio o caos para o reino de Tibia, no reino de Ragnarok os pixels já começavam a se dividir e a realizar movimentos considerados complexos para o período evolutivo, algo que se desenvolveu muito no reino de Ragnarok foi o capitalismo, basicamente o mercado ficou tão complexo que praticamente exilou os seres menos favorecidos, sendo uma das fontes de origem do P2W.


Nesse mesmo período uma nova forma de vida sidescrolling estava chegando para lançar um novo padrão entre os seres vivos. Em 2003 o reino de Maple Story foi descoberto, os seres desse reino eram conhecidos por serem cabeçudos e fofinhos, eram praticamente os pandas do mundo virtual, à partir dessa forma de vida vieram diversos outros reinos para dividir o mundo SS com Maple, dentre eles Grand Chase e Elsword, por exemplo.


Após Ragnarok, um reino ainda mais complexo começara a se formar, nesse reino os seres interagiam de maneira nunca vista antes, essas criaturas se tornaram os seres dominantes no reino virtual, sendo que à partir delas surgiram diversas outras ramificações inspiradas em seu estilo. O novo reino recebeu o nome de World of Warcraft, onde as três dimensões já começavam a ser exploradas, esses seres deram abertura para novos mundos como, por exemplo, o “Perfect World” que foi descoberto cerca de um ano depois de World of Warcraft.


Ao lado de tantos reinos de carnívoros, paralelamente a eles existiam reinos de criaturas exclusivamente herbívoras se desenvolvendo, por exemplo, no intervalo de tempo do surgimento de Tibia e Ragnarok foi descoberto um reino chamado Habbo. No reino do Habbo o objetivo era apenas conviver, o reino foi de paz até a chegada de seres que já dominavam o Tibia, os HueBR. 


O Surgimento dos HueBR é misterioso, mas é sabido que eles procriaram de maneira descabida no reino tíbia e se espalharam em uma velocidade descomunal para todos os outros reinos, sendo considerados até hoje a praga mais contagiosa da internet.


Durante a descoberta dos reinos herbívoros também foi descoberto um reino herbívoro complexo, chamado Second Life, lá os seres costumavam se comportar de maneira semelhante ao que se encontrava no Habbo, mas assim como em Maid Marian a procriação, farpação, pegação e a gratinada tinham um foco extra, ironicamente, todos os seres desse reino eram virgens, mas só falavam em sexo.


Depois de anos de desenvolvimento das origens básicas do reino virtual o mundo evoluindo em uma velocidade que se faria necessário uma tese de mestrado para explicar todas as ramificações, infelizmente nenhum estudo detalhado está completo ainda, mas as pesquisas estão mais rápidas do que nunca. 

Hoje o reino virtual já conta com reinos evoluídos como The Elder Scrolls e Dota, o reino dos herbívoros está entrando em extinção em todos os ambientes, mesmo no ambiente offline o representante herbívoro The Sims está perdendo espaço para os carnívoros que estão devorando o espaço com a proposta Hardcore.